quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Conheça os fundamentos da maior de todas as Igrejas



A Igreja Católica romana é a maior de todas as igrejas. Existem cerca de um bilhão de cristãos no mundo, aproximadamente metade deles pertence ao catolicismo.

Uma das organizações mundiais mais fortes e mais rigidamente estruturadas, a igreja católica é governada por leis estabelecidas com precisão. Sua hierarquia, composta pelo papa, pelos bispos e padres, possui grande autoridade sobre a camada inferior, os leigos.

Segundo 'O livro das Religiões', de Victos Hellen, Henry Notaker e Josteisn Gaarder 'Ela (a Igreja Católica) é vista como algo iniciado pelo próprio Jesus e como uma expressão visível do reino de Deus aqui na terra. Os padres devem dedicar sua vida a Deus, à igreja e à humanidade. Por essa razão, não podem se casar e constituir família (celibato).'

O ponto de partida da visão católica da humanidade é a salvação: O homem foi criado à imagem de Deus, e portanto tem uma alma eterna e o livre-arbítrio. O homem abusou de seu livre-arbítrio desobedecendo a Deus, e sua vontade o pôs num caminho errado que o afasta de Deus. Essa queda do estado de graça perseguiu o homem desde então, sob a forma de pecado original. Depois da queda, o homem conservou a capacidade de fazer boas ações, e estas são um pré-requisito para obter a salvação. Mas o homem não pode redimir a si mesmo. É por meio de cristo que ele pode ser salvo,com sua obediência à Deus, por meio de sua expiação, seu sacrifício na cruz e sua ressurreição. O ser humano deve aceitar a salvação acreditando na palavra de Deus como é pregada pela igreja. A salvação é vista como uma ação conjunta entre Deus e o homem. Mas a redenção final vem apenas após a morte. Esta vida terrena é apenas uma preparação para ela.




A Missa

Para o Padre Francisco Cunha da Igreja Santa Rita, de Porto Alegre 'O serviço divino desempenha um papel fundamental na Igreja católica romana.' Segundo o catecismo católico, o fiel deve assistir à missa todo o domingo. 'Além da missa, ha outros tipos de serviço, como as horas canônicas, assim chamadas porque desde os tempos mais antigos sempre foram pronunciadas em horários determinados do dia' completa o Padre Francisco. É particularmente nos mosteiros que se faz este tipo de oração, a qual é dita como uma antífona (perguntas e respostas), às vezes pelo padre e pela congregação, mas com mais freqüência pelos monges, padres ou freiras. Em geral se compõe de salmos de Davi, hinos e trechos da Bíblia.

A missa solene costuma ser celebrada no domingo de manhã, e começa com a entrada do padre e dos coroinhas em procissão. As partes da celebração são constituídas de confissão dos pecados, sermão, credo e clímax, que é a eucaristia. O padre e suas ações no altar são o ponto focal para a assembleia; isso porém , não significa que ela seja passiva. Os fiéis participam cantando, ajoelhando-se, fazem o sinal-da –cruz e são atingidos pelo apelo sensorial abrangente das cerimônias simbólicas: a água benta, o incenso, o beijo da paz, as cores litúrgicas e a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário