quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Judaísmo: as tradições por trás da Estrela de Davi



O judaísmo é a religião monoteísta mais antiga. Originou-se-se por volta do século XVIII a.C, quando Deus mandou Abraão procurar a terra prometida. Seu desenvolvimento ocorreu de forma conjunta com o da civilização hebraica, através de Moisés, Davi, Salomão, etc., sendo que foram esses dois últimos os reis que construíram o primeiro templo em
Jerusalém.

Os judeus acreditam que Javé (ou Jeová, em português) é o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus. Para o judaísmo, o pecado mais mortal de todos é o da idolatria, ou seja, a prática de adoração a ídolos e imagens.

Os cultos são realizados em templos denominados sinagogas. Os homens usam uma pequena touca, denominada kippa, como forma de respeito para com Deus.

Os principais rituais são a circuncisão, realizada em meninos com 8 dias de vida, representando a marca da aliança entre Deus e Abraão e seus descendentes; e o Bar Mitzvah (meninos) e a Bat Mitzvah (meninas), que representa o início da vida adulta.

Os livros sagrados dentro do judaísmo não fazem referência à vida após a morte, no entanto, após o exílio na Babilônia, os judeus assimilaram essa idéia. Na verdade, essas crenças variam conforme as várias seitas judaicas.

A comunidade judaica se divide em Ortodoxos, Conservadores e os Reformistas que procuram habituar a religião ao mundo moderno) O casal Débora Roysen e Allon Roysen, ambos judeus, se definem entre Conservadores e os Reformistas. Não comem carne de porco (como todos que seguem a religião) e procuram seguir a alimentação Kasher. Débora conta algumas tradições da religião. “Antes do casamento os noivos devem ficar uma semana sem se ver e sem se falar de nenhuma forma. Um dos motivos é que neste momento ambos estão ansiosos demais com o casamento.” Há tradições que são seguidas também após a morte de um parente. “O luto, ou shiva, judaico dura sete dias, quem está de luto não pode comer carne, sentar em lugares baixos e também deve-se tapar os espelhos da casa”

A base da religião judaica está na obediência aos mandamentos divinos estabelecidos nos livros sagrados, uma vez que, para eles, isso é fazer a vontade de Deus e demonstrar respeito e amor pelo criador.

O judaísmo é a religião monoteísta que possui o menor número de adeptos no mundo, cerca de 12 a 15 milhões.

De acordo com o Livro das Religiões, do autor Jostein Gaarder,há diversas tradições e doutrinas dentro do judaísmo, criadas e desenvolvidas conforme o tempo e os eventos históricos sobre a comunidade judaica, os quais são seguidos em maior ou em menor grau pelas diversas ramificações judaicas conforme sua interpretação da religião. Entre as mais conhecidas encontra-se o uso de objetos religiosos como o quipá costumes alimentares e culturais como o uso do hebraico como língua litúrgica.

O Brasil conta hoje com uma considerável população de judeus, sendo a segunda maior comunidade judaica da América Latina e a décima primeira a nível mundial.

Conheça os judeus brasileiros:

judeusnobrasil

E acesse também:

www.Beitchabad.org.br

Veja no mapa a localização da Sinagoga da União Israelita Porto-alegrense

Exibir mapa ampliado

Um comentário: