quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Luteranismo: praticar boas ações e seguir os ensinamentos









O pastor Luiz Antônio Palermo define a Igreja Luterana como a assembléia de santos na qual o evangelho é ensinado de maneira pura e os sacramentos administrados de maneira correta.

`A igreja de Cristo é invisível e pode facilmente incluir pessoas de várias igrejas. O que é crucial não é a união de pessoas que compartilham as mesmas opiniões, e sim o fato de que o próprio Cristo fala e age utilizando as palavras e o sacramento que ele instituiu. Assim, o serviço divino é o verdadeiro eixo da igreja` complementa ele.

Os Fundamentos

A luterana Márcia Fries afirma: `Enquanto o fundamento da Igreja católica é a Bíblia mais a tradição, o princípio luterano é que a autoridade deriva apenas da Bíblia.`

Lutero se rebelou contra diversos preceitos na Igreja católica porque sua consciência o forçou a isso. Ele acreditava que sua consciência estava sendo guiada pela palavra de Deus, ou seja, pela Bíblia.

O estudo da Bíblia deve-se basear no princípio de salvação pela fé. O homem é visto como um pecador que por si mesmo não pode se libertar do pecado. O fato de praticar boas ações e seguir os ensinamentos da igreja não o torna digno da salvação. Deve-se acreditar na graça de Deus, na compaixão divina. Por causa de seu pecado o homem merece punição, mas o Deus de bondade retira o castigo, absolve o homem. Isto acontece porque Cristo toma para si todos os pecados do homem e sofre em seu lugar.

Colaborou Luciana Camino

Confira no mapa as Igrejas Luteranas em Porto Alegre



Exibir mapa ampliado